Curiosidades

O que é horário de ponta ou de pico?
O horáio de ponta ou horário de pico é o período do dia entre as 17h30 e 20h30 quando existe o maior consumo de energia elétrica, é para as Empresas Concessionárias o momento onde tem que ser fornecido a maior demanda de energia para o consumo. É nesse período que a iluminação pública das cidades começa a funcionar e coincide com o momento em que a maioria das pessoas está em casa tomando banho e ligando as luzes e eletrodomésticos, e também acontece que uma boa parte do comércio e da indústria ainda não parou de trabalhar. Portanto é o período mais crítico do fornecimento de energia elétrico pelas concessionárias e também o que tem o valor da tarifa mais caro, fazendo com que algumas indústrias e empresas não trabalhem com todas as suas máquinas nesse horário, para reduzirem o valor da conta de energia elétrica.

Por que foi criado o horário de verão?
O horário de verão foi criado para reduzir o pico de consumo, evitando que as pessoas estejam tomando banho e acendendo as luzes de suas casas enquanto a iluminação pública está acendendo, pois quando se adianta 1 hora, a maioria das pessoas estarão tomando banho quando ainda é dia e não acendeu a iluminação pública.

Um aparelho ligado em 220 Volts gasta menos que quando ligado em 110 Volts?
Quando alguém diz que um aparelho ligado em 220 Volts gasta menos que quando ligado em 110 Volts, devemos entender que a diferença representa apenas as perdas por aquecimento no fio, uma vez que 110 Volts, faz toda a corrente elétrica passar por apenas um fio e a 220 Volts, faz a corrente se dividir, passando por dois fios, e com isso ela aquecerá menos os fios, evitando as perdas por calor. Mas quanto ao consumo normal do aparelho, ele gastará a mesma coisa, pois consumo é relativo à potência do aparelho, vezes o tempo que ele é utilizado, e não está diretamente associado à tensão.


Os aparelhos com o selo PROCEL de Economia de Energia gastam menos energia?
Os aparelhos com o selo PROCEL de Economia de Energia gastam menos energia para funcionar do que os outros, porque possuem mais tecnologia, que aumentam seu rendimento, ou seja, funcionam melhor gastando menos energia, e são aprovados pelo INMETRO.


Qual média de consumo anual de energia elétrica de um brasileiro ?
A média de consumo anual de energia elétrica de um brasileiro é de 1.760 kWh por ano, enquanto que a média mundial é de 2.200 kWh. Essa pequena diferença entre a média mundial e a brasileira é porque não foram levados em conta as particularidades de alguns países com invernos extremamente rigorosos, como o Canadá, a Suécia, os Estados Unidos entre outros, onde a média anual de consumo de energia elétrica de seus habitantes vai de 8.000 a 18.000 kWh. Grande parte é usada para Calefação que aquece suas casas, o que já não acontece nos países de clima tropical como o Brasil. Portanto o fato de estarmos abaixo da média mundial não quer dizer que não desperdiçamos energia elétrica, muito pelo contrário, pois o desperdício chega próximo dos 30% , considerando todos os segmentos, desde a geração ao seu uso final.


Quem consome mais energia elétrica?
Os consumos de energia elétrica no Brasil são maiores entre as indústrias, que são responsáveis por 39% de todo o consumo, seguido pelos Poderes Públicos e Transportes, que consomem 19%, depois vêm as residências com 16%, o próprio Setor Energético com 9%, o Comércio e os Serviços com 8% e o restante distribuído entre outros segmentos, destacando-se o meio rural.


Para que serve as bolas alaranjadas e vermelhas que são colocadas nos fios de alta tensão?
As bolas alaranjadas e vermelhas que são colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias, servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência.


Qual a diferença entre aparelhos 220 Volts e 110 Volts?
Para ter aparelhos em sua casa ligados em 220 Volts, é necessário que o padrão de entrada de energia seja bifásico ou trifásico, pois o monofásico possui apenas uma fase em 110 Volts e um Neutro (sem tensão), e os bifásicos, como o nome já diz, possuem duas fases de 110 Volts cada uma que somadas dão 220 Volts. A mesma coisa para os trifásicos que possuem três fases de 110 Volts, sendo que tanto o bifásico como o trifásico possui o Neutro, como no monofásico.



fonte: www.energiasdobrasil.com.br

Rua Caramuru, 791, Saúde, São Paulo - CEP: 04138-002 - TEL: (11) 2884-3883